Por Victor Lima
Com informações da
Revista Nova Escola
Você sabe quem foi o
primeiro pedagogo? Quem inventou a escola pública no Brasil? O criador dos
jardins de infância? Logo abaixo responderemos essas e outras
curiosidades desses grandes estudiosos que contribuíram de alguma forma para a
educação atual.
Comênio
Considerado o pai
da didática moderna, o filósofo tcheco combateu o sistema medieval, defendeu o
ensino de "tudo para todos" e foi o primeiro teórico a respeitar a
inteligência e os sentimentos da criança
John Dewey
Foi um pensador que
pôs a prática em foco, o filósofo norte-americano defendia a democracia e a liberdade de
pensamento como instrumentos para a maturação emocional e intelectual das
crianças
Hannah Arendt
Arendt é a voz de
apoio à autoridade do professor. Para a cientista política, os adultos
devem assumir a responsabilidade de conduzir as crianças por caminhos que elas
desconhecem
Émile Durkheim
Durkheim foi o
criador da sociologia da educação. Para o sociólogo francês, a principal
função do professor é formar cidadãos capazes de contribuir para a harmonia
social
Édouard Claparède
Foi um pioneiro da
psicologia infantil. Édouard Claparède cientista suíço defendia a
necessidade de estudar o funcionamento da mente infantil e de estimular na
criança um interesse ativo pelo conhecimento
Ovide Decroly
Decroly foi o
primeiro a tratar o saber de forma única. O médico e educador belga defendia a
idéia de que as crianças apreendem o mundo com base em uma visão do todo
Florestan Fernandes
Fernandes defendia o
ensino democrático. O sociólogo não só refletiu sobre a escola brasileira, apontando seu
caráter elitista, como atuou pessoalmente em defesa da educação para todos
Célestin Freinet
Mestre do trabalho e
do bom senso, o educador francês desenvolveu atividades hoje comuns, como as
aulas-passeio e o jornal de classe, e criou um projeto de escola popular,
moderna e democrática
Howard Gardner
Conhecido como o
cientista das inteligências múltiplas. A idéia de que existem várias
aptidões além do raciocínio lógico-matemático, apresentada pelo psicólogo,
causou grande impacto nos meios pedagógicos
Emilia Ferreiro
O nome que
revolucionou a alfabetização. A psicolinguista argentina desvendou
os mecanismos pelos quais as crianças aprendem a ler e escrever, o que levou os
educadores a rever radicalmente seus métodos
Paulo Freire
O mentor da educação
para a consciência e mais célebre educador brasileiro,
autor da pedagogia do oprimido, defendia como objetivo da escola ensinar o
aluno a "ler o mundo" para poder transformá-lo
Friedrich Froebel
Pode ser considerado
o formador das crianças pequenas. Criador dos jardins-de-infância
defendia um ensino sem obrigações porque o aprendizado depende dos interesses
de cada um e se faz por meio da prática
Herbart
Responsável por
organizar a pedagogia como ciência, o filósofo alemão do século 19
inaugurou a análise sistemática da educação e mostrou a importância da
psicologia na teorização do ensino
Maria Montessori
A médica que
valorizou o aluno. Segundo a visão pedagógica da pesquisadora italiana, o potencial de
aprender está em cada um de nós
Platão
Considerado o
primeiro pedagogo, o filósofo grego previu um sistema de ensino que mobilizava toda a
sociedade para formar sábios e encontrar a virtude
Pestalozzi
Foi o teórico
que incorporou o afeto à sala de aula. Para o educador suíço, os sentimentos
tinham o poder de despertar o processo de aprendizagem autônoma na criança
Jean Piaget
O biólogo
que colocou a aprendizagem no microscópio. O cientista suíço revolucionou o modo
de encarar a educação de crianças ao mostrar que elas não pensam como os
adultos e constroem o próprio aprendizado
Anísio Teixeira
Foi o inventor da
escola pública no Brasil. O educador propôs e executou medidas para
democratizar o ensino brasileiro e defendeu a experiência do aluno como base do
aprendizado
Lev Vygotsky
Considerado o
teórico do ensino como processo social, a obra do psicólogo ressalta o
papel da escola no desenvolvimento mental das crianças e é uma das mais
estudadas pela pedagogia contemporânea
Henri Wallon
O educador integral. Militante
apaixonado, o médico, psicólogo e filósofo francês mostrou que as crianças têm
também corpo e emoções (e não apenas cabeça) na sala de aula
Quer saber mais sobre esses pensadores e outros? Leia mais nessa matéria da Revista Nova Escola
Por Victor Lima
Com informações da
Revista Nova Escola
Você sabe quem foi o
primeiro pedagogo? Quem inventou a escola pública no Brasil? O criador dos
jardins de infância? Logo abaixo responderemos essas e outras
curiosidades desses grandes estudiosos que contribuíram de alguma forma para a
educação atual.
Comênio
Considerado o pai
da didática moderna, o filósofo tcheco combateu o sistema medieval, defendeu o
ensino de "tudo para todos" e foi o primeiro teórico a respeitar a
inteligência e os sentimentos da criança
John Dewey
Foi um pensador que
pôs a prática em foco, o filósofo norte-americano defendia a democracia e a liberdade de
pensamento como instrumentos para a maturação emocional e intelectual das
crianças
Hannah Arendt
Arendt é a voz de
apoio à autoridade do professor. Para a cientista política, os adultos
devem assumir a responsabilidade de conduzir as crianças por caminhos que elas
desconhecem
Émile Durkheim
Durkheim foi o
criador da sociologia da educação. Para o sociólogo francês, a principal
função do professor é formar cidadãos capazes de contribuir para a harmonia
social
Édouard Claparède
Foi um pioneiro da
psicologia infantil. Édouard Claparède cientista suíço defendia a
necessidade de estudar o funcionamento da mente infantil e de estimular na
criança um interesse ativo pelo conhecimento
Ovide Decroly
Decroly foi o
primeiro a tratar o saber de forma única. O médico e educador belga defendia a
idéia de que as crianças apreendem o mundo com base em uma visão do todo
Florestan Fernandes
Fernandes defendia o
ensino democrático. O sociólogo não só refletiu sobre a escola brasileira, apontando seu
caráter elitista, como atuou pessoalmente em defesa da educação para todos
Célestin Freinet
Mestre do trabalho e
do bom senso, o educador francês desenvolveu atividades hoje comuns, como as
aulas-passeio e o jornal de classe, e criou um projeto de escola popular,
moderna e democrática
Howard Gardner
Conhecido como o
cientista das inteligências múltiplas. A idéia de que existem várias
aptidões além do raciocínio lógico-matemático, apresentada pelo psicólogo,
causou grande impacto nos meios pedagógicos
Emilia Ferreiro
O nome que
revolucionou a alfabetização. A psicolinguista argentina desvendou
os mecanismos pelos quais as crianças aprendem a ler e escrever, o que levou os
educadores a rever radicalmente seus métodos
Paulo Freire
O mentor da educação
para a consciência e mais célebre educador brasileiro,
autor da pedagogia do oprimido, defendia como objetivo da escola ensinar o
aluno a "ler o mundo" para poder transformá-lo
Friedrich Froebel
Pode ser considerado
o formador das crianças pequenas. Criador dos jardins-de-infância
defendia um ensino sem obrigações porque o aprendizado depende dos interesses
de cada um e se faz por meio da prática
Herbart
Responsável por
organizar a pedagogia como ciência, o filósofo alemão do século 19
inaugurou a análise sistemática da educação e mostrou a importância da
psicologia na teorização do ensino
Maria Montessori
A médica que
valorizou o aluno. Segundo a visão pedagógica da pesquisadora italiana, o potencial de
aprender está em cada um de nós
Platão
Considerado o
primeiro pedagogo, o filósofo grego previu um sistema de ensino que mobilizava toda a
sociedade para formar sábios e encontrar a virtude
Pestalozzi
Foi o teórico
que incorporou o afeto à sala de aula. Para o educador suíço, os sentimentos
tinham o poder de despertar o processo de aprendizagem autônoma na criança
Jean Piaget
O biólogo
que colocou a aprendizagem no microscópio. O cientista suíço revolucionou o modo
de encarar a educação de crianças ao mostrar que elas não pensam como os
adultos e constroem o próprio aprendizado
Anísio Teixeira
Foi o inventor da
escola pública no Brasil. O educador propôs e executou medidas para
democratizar o ensino brasileiro e defendeu a experiência do aluno como base do
aprendizado
Lev Vygotsky
Considerado o
teórico do ensino como processo social, a obra do psicólogo ressalta o
papel da escola no desenvolvimento mental das crianças e é uma das mais
estudadas pela pedagogia contemporânea
Henri Wallon
O educador integral. Militante
apaixonado, o médico, psicólogo e filósofo francês mostrou que as crianças têm
também corpo e emoções (e não apenas cabeça) na sala de aula
Quer saber mais sobre esses pensadores e outros? Leia mais nessa matéria da Revista Nova Escola
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